Você sabe como utilizar indicações para aumentar as suas vendas recorrentes?

Marketing de Indicações

Tempo estimado de leitura: 7 min

Um amigo que indica aquela nova série que está disponível na Netflix ou te fala para provar a pizza do restaurante que acabou de abrir. Isso provavelmente já aconteceu com você, certo?

 

A indicação acontece quando alguém recomenda algo para outra pessoa – um processo que chega a parecer simples demais, mas que pode ser um grande aliado de qualquer negócio.

 

Tomadas de decisão são variáveis de pessoa para pessoa. Esta pode querer ver, ouvir, tocar e receber feedbacks sobre aquilo que se pretende adquirir antes da compra propriamente dita. O intuito é, de fato, conhecer o produto ou serviço e ter mais segurança para optar pela compra que julgou a mais correta para a sua necessidade. Diante disso, mesmo que uma compra não seja realizada logo após uma indicação, uma semente foi plantada sobre o valor que uma oferta carrega consigo e pode ainda render frutos.

 

Agora que você compreende mais sobre como funcionam as indicações, neste artigo vamos falar sobre o Marketing de Indicações ou o que também é chamado de Referral Marketing.

 

Qual a importância do boca-a-boca no processo de vendas?

 

Nas palavras de Philip Kotler, o pai do marketing, “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.

Vivemos em um mundo da hiperconexão, onde é possível compartilhar com milhares de pessoas a sua opinião, portanto, recomendar um produto ou serviço no boca-a-boca continua sendo uma das melhores propagandas para o seu negócio atrair mais clientes.

 

Invista em qualidade no seu atendimento, pesquisas de satisfação, entregue o melhor suporte e um produto ou serviço que solucione a dor do seu cliente. Assim, você garante um depoimento e uma indicação de qualidade para o seu produto e, principalmente, espontânea a partir da transformação na vida daquela pessoa por meio do serviço ou produto que você vende.

 

Essas estratégias utilizadas no marketing de indicações são muito eficazes e foram comprovadas por diversas fontes. Acompanhe algumas abaixo:

 

  • 53% das empresas B2B irão investir e incentivar as indicações de clientes nos próximos 12 meses (Fonte: SiriusDecisions);

 

  • Os prospects possuem uma probabilidade 400% maior de comprar um produto recomendado por alguém de confiança (Fonte: Nielsen);

 

Veja também exemplos de grandes companhias que trazem de alguma maneira as indicações em suas ações e estratégias:

 

  • A preferência do Nubank é por novos clientes que chegam por indicação de quem já é usuário das soluções da fintech;
  • Clientes do Airbnb podem participar de um programa de indicações que traz descontos e benefícios exclusivos para quem realiza uma indicação;
  • Ações direcionadas a grupos de pessoas também funcionam, direta ou indiretamente, como uma indicação, uma vez que promove o compartilhamento de uma oferta entre pessoas que, juntas, se identificam com determinada oferta – como é o caso dos combos ou promoções divulgados constantemente pela rede de restaurante Outback.

 

Temos outra dica para você: o SEBRAE tem um artigo inovador que mostra o passo a passo para fazer um programa de indicação para sua empresa, para você que quer otimizar o ciclo de vendas e atrair leads qualificados, assim garantindo mais resultados na conversão de vendas.

 

Agora, como fazer as pessoas indicarem o seu negócio?

 

Ao invés de esperar pela indicação, você pode apoiar e incentivar os seus clientes a fazerem as indicações para o seu negócio, usando uma estrutura tecnológica específica para isso.

 

Uma das soluções de divulgação oferecidas pela Pagolivre à sua empresa são os Programas de Indicação, em que seus clientes atuais promovem seu negócio no momento da compra ou via links e QR Codes. Elas, junto à praticidade trazida pela recorrência, ajudam seu negócio a potencializar suas indicações e vendas. Tudo isso sem comprometer o limite do cartão dos clientes.

 

Por que não oferecer uma recompensa valiosa para a primeira indicação?

 

Pode ser um cupom de desconto do seu produto, sessões gratuitas de um serviço e muitas outras possibilidades, mas a ideia aqui é incentivar ao máximo que seus clientes ajudem na promoção do seu negócio. Afinal, depois deles virão novos clientes, e assim sucessivamente. O mais indicado é que comece com recompensas menores e à medida que as indicações forem trazendo resultados, seu negócio faça a avaliação de novas e maiores recompensas.

 

Incentivos também para os leads, não apenas para os clientes.

 

Uma oportunidade de ajudar seus futuros clientes para converter as indicações é, por exemplo, disponibilizando um acesso gratuito por uma semana, um brinde ou um conteúdo exclusivo para quem fizer a inscrição.

 

O marketing de indicações é um ótimo aliado para obter reconhecimento da marca e aumento da base de clientes e das conversões, além da potencialização dos resultados atuais.

 

 

Quer aprimorar sua experiência de vendas e diversificar suas opções de formas e meios de pagamento?  Experimente o pagamento recorrente e as campanhas de indicação da Pagolivre. Toda estrutura de indicação automatizada com o uso de inteligência artificial para alavancar as indicações.

 

Saiba mais sobre nossas soluções:

 

Pagamentos | Marketing | Serviços | Financeiro

Se tiver dúvidas ou quiser mais informações, fale conosco e solicite o contato direto de um dos nossos especialistas.

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