Tecnologia que transforma

DODODOD

Tempo estimado de leitura: 7 min

A tecnologia tem facilitado cada vez mais nossas vidas em diversos âmbitos, alterando cada vez mais rapidamente o modo como nos comunicamos, vivemos, consumimos, nos relacionamos.


Dentre tantas mudanças positivas, você já se perguntou como a tecnologia pode ajudar pessoas com deficiência?


Segundo Rita Barch “A tecnologia evolui para tornar a vida das pessoas, em geral, mais fácil e agradável. Para os portadores de deficiência, ela chegou para tornar as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação”, ressalta Rita Barch, diretora do Assistiva – Tecnologia e Educação.


Pois é. Vários instrumentos novos e aprimoramentos em equipamentos já existentes estão melhorando a vida de muitas pessoas com deficiências.


Reunimos algumas delas para você conhecer:


  • Mouse ocular
Com o mouse ocular é possível controlar o cursor do mouse utilizando apenas a movimentação do globo ocular. Esse sistema voltado principalmente para os tetraplégicos consegue captar sinais voluntários e involuntários, evitando quaisquer erros de comando.  

  • Guincho de piscina 

Esse aparelho foi criado para facilitar o transporte de pessoas com deficiência física para a piscina, podendo ser fixado na parede ou no chão.  


  • Stand Table 

É um equipamento feito para que o portador de deficiência física possa se locomover na posição ereta, melhorando a circulação e prevenindo inchaço das pernas. Funciona similar a uma cadeira de rodas só que em pé, pois o usuário pode dirigir o equipamento girando os aros ao alcance das mãos, e ainda possui uma espécie de mesa para apoio de objetos. 


  • Voice stick 

Esse aparelho é um scanner que reconhece as palavras escritas e a transforma em sons, e é um produto especialmente desenvolvido para pessoas com deficiência visual. Por enquanto ainda só possui uma versão importada, mas versões nacionais vêm sendo desenvolvidas.   


  • Telefone para surdocegos 

O novo telefone da Samsung foi feito para que os deficientes surdocegos consigam se comunicar, pois convertem textos em vibrações e vice-versa. 


Bacana né? Bom saber que além de trazer novidades e feitos antes impensáveis, a tecnologia também permite criar ferramentas que trazem melhorias na saúde e qualidade de vida das pessoas.

 

Fontes: 
Super Abril. Quais tecnologias são desenvolvidas para ajudar pessoas com deficiência. Acesso em 01 de Outubro de 2019.

Terra. Veja tecnologias que ajudam deficientes no ambiente de trabalho. Acesso em 01 de Outubro de 2019.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Escolha uma palavra chave para filtrar