Vendas por assinatura: tendência ou realidade?

vendas por assinatura: realidade ou tendência

Tempo estimado de leitura: 7 min

Nos últimos tempos, os consumidores vêm ficando cada vez mais acostumados com as compras online, em um cenário que cada vez mais sentem confiança de adquirir um produto ou serviço dessa forma. Como característica do consumidor 4.0, a comodidade faz parte dos desejos mais primários dos consumidores de hoje que, segundo Kotler em Marketing 4.0, já sabem que é possível e, mais do que isso, reivindicam pelas facilidades, benefícios e processos ágeis na hora da compra.

E qual é o maior sinônimo de facilidade para nós da Pagolivre? Isso mesmo! A recorrência! Mas o que isso tem a ver? Continue na leitura para saber mais e, caso queira saber melhor o que é a recorrência, clique aqui. 

 

POR TRÁS DA ASSINATURA

 

O pagamento recorrente é o meio de pagamento responsável pelas assinaturas. Bons exemplos deste tipo de compra são os aplicativos/sites de streaming, como as gigantes Netflix, Spotify, Amazon, Disney Plus, entre muitas outras empresas. A venda por assinatura vem crescendo no e-commerce e pesquisas apontam que a tendência é que até 2023, 75% das organizações ofereçam este serviço. Mas por que esse modelo de vendas é tão prático?

A assinatura, como já falado acima, utiliza da recorrência como meio de pagamento e esse é o ponto principal da sua praticidade, já que o pagamento recorrente permite as vantagens de não comprometer o limite do cartão. Nesse momento, você provavelmente deve estar pensando: “como assim não compromete o limite do cartão???”. Então vamos lá!

Supondo que o consumidor faça uma compra de R$500,00 em 10x, para ser utilizado todo mês durante 10 meses. Diferentemente do parcelamento convencional, que comprometeria do limite de crédito os R$500,00, na recorrência apenas é comprometido o valor referente a cada mês, ou seja, todo mês será consumido de limite somente os R$50,00 de cada mês de uso do que foi adquirido na compra.  Ufa! E olha só:  isso pode ajudar (e muito!) com a fidelização dos clientes.

 

 INDO ALÉM NO MODELO DE VENDAS QUE MAIS FIDELIZA

 

Além da assinatura, já existem também os clubes de assinatura. Esse modelo é o mesmo da assinatura “convencional”, mas são adicionados benefícios exclusivos para trazer vantagens aos assinantes e à empresa, que tem de lidar com o cliente já fidelizado, o que tem custo menor do que trazer um novo cliente. Basicamente, a empresa já conhece os gostos do cliente que já tem, enquanto o contrário acontece com o não-cliente.

Tanto a assinatura básica quanto os clubes de assinatura aumentam o encanto do consumidor pela marca por não somente oferecer a praticidade, mas também transmitir a sensação de pertencimento, já que tais benefícios proporcionam personalidade e exclusividade.

Portanto, uma importante característica desse modelo de vendas, talvez a principal, é que tanto a empresa como o cliente sai ganhando.

 

OS CLIENTES RECEBEM VANTAGENS COMO:

 

Descontos e diferenciais significativos ao se comprometer com a assinatura; 

A praticidade do pagamento e poder contar com o serviço mensalmente, conforme a necessidade, sem precisar recontratar toda vez;

A exclusividade de um clube, pois quem é assinante adquire vantagens e benefícios únicos, como descontos, por exemplo;

Despreocupação com o pagamento, pois é realizado todo mês de forma automática;

Não tem o limite do cartão comprometido com um valor alto.

 

PARA A EMPRESA:

 

Maior garantia de venda causada pela cobrança automática;

Redução da inadimplência por consequência do item acima;

Previsão mais precisa dos lucros e controle de estoque;

A fidelização dos clientes, pois vender um produto por assinatura tem mais foco na experiência do cliente do que apenas comercializar o produto.

Além da automação no gerenciamento dos pagamentos, a Pagolivre tem uma plataforma personalizada que otimiza e facilita as transações.

Então, está mais que evidente que as vendas por assinatura já são realidade e ainda assim tendem a crescer cada vez mais. Se você tem um negócio, adquira a recorrência e potencialize suas vendas e sua credibilidade.

 

Quer saber mais sobre vender por assinatura e recorrência?  Entre em contato com um dos nossos especialistas

 

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