Conheça a Nova Régua de Cobrança da PagoLivre.

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Tempo estimado de leitura: 7 min

A PagoLivre reformulou seu processo de cobrança e a partir do dia 24 de Junho de 2019 colocou a nova régua de cobrança em vigor. Com isso, dentro de um período de 60 dias tentamos recuperar o cliente antes que ele fique negativado por atrasar e/ou não realizar os pagamentos.


Dessa forma, todos os clientes inadimplentes são contatados pela PagoLivre em pelo menos um dos momentos do processo.


O que é régua de cobrança?

É o procedimento utilizado no processo de cobrança a partir do primeiro dia que o cliente atrasa o pagamento.

Temos um sistema automático de reprocessamento de parcelas que tenta recuperar o valor da compra em atraso, debitando do cartão cadastrado, em até 30 dias de atraso.


Também fazemos vários contatos com o cliente até o 60º dia de inadimplência por meio de diversos tipos de atendimento, como especialistas do call center, mensagem de SMS com redirecionamento para WhatsApp e contato via e-mail.


A partir deste dia, o cliente estará negativado e a responsabilidade será dos órgãos de regulação de crédito.


Como funciona a régua de Cobrança da PagoLivre?

Nosso processo funciona em etapas, de acordo com o período que o cliente está inadimplente. É importante ressaltar que todos os clientes inadimplentes serão contatados em pelo menos uma dessas fases. Confira abaixo o gráfico e a explicação de cada uma delas.


1º dia de atraso

Primeiro contato


A partir do primeiro dia que o cliente atrasa o pagamento, ele entra na nossa base de inadimplência. Nesse momento, há uma primeira tentativa de contato telefônico feita pela nossa equipe de call center, juntamente com o envio de mensagem SMS e e-mail para reforçar a comunicação.


1ª tentativa do sistema recuperar a compra


2º dia de atraso

2ª tentativa do sistema recuperar a compra


Após a primeira tentativa de processar a compra ter falhado, nosso sistema vai tentar reprocessar a compra com os dados do cartão do cliente.


3º dia de atraso

Segundo contato


Nesse momento, os clientes que ainda não foram recuperados são contatados via SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail, junto com o link para pagamento da parcela.


5º dia de atraso

Terceiro contato


O terceiro contato, no 5º dia de inadimplência, é feito por SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail, junto com link de pagamento.


3ª tentativa do sistema recuperar a compra


7º dia de atraso

Quarto contato


Caso as tentativas anteriores não tenham dado resultado, no 7º dia de atraso o cliente receberá o quarto contato, também por uma atendente da equipe de call center da PagoLivre, com reforço de comunicação e envio de link de pagamento via SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail.


8º dia de atraso

Quinto contato


Nesse momento, são feitos lembretes para o cliente via SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail para endossar o contato da nossa atendente feito no dia anterior, também com o envio do link para pagamento.


9º dia de atraso

Sexto contato


No 9º dia de inadimplência, os clientes recebem E-mail e SMS com redirecionamento para WhatsApp com o link de renegociação para que o cliente possa quitar sua dívida.


10º dia de atraso

4ª tentativa do sistema recuperar a compra


12º dia de atraso

Sétimo contato


Os clientes não recuperados recebem link de renegociação via E-mail e SMS com redirecionamento para WhatsApp.


14º dia de atraso

Oitavo contato


A PagoLivre entra em contato com o cliente via SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail enviando novamente o link para pagamento da parcela em aberto.


15º dia de atraso

5ª tentativa do sistema recuperar a compra


16º dia de atraso

Nono contato


No 16º dia de inadimplência o cliente ainda estará em atraso apenas com a primeira parcela. Nesse instante, enviaremos SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail de lembrete com link de pagamento para que ele possa quitar sua dívida.


19º dia de atraso

Décimo contato


Nesse momento entramos em contato via SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail.


20º dia de atraso

6ª tentativa do sistema recuperar a compra


22º dia de atraso

Décimo primeiro contato


Se o cliente ainda não tiver quitado sua dívida, no 22º dia a PagoLivre enviará um E-mail e SMS com redirecionamento para WhatsApp, informando-o sobre sua situação e enviando novamente o link para pagamento.


25º dia de atraso

7ª tentativa do sistema recuperar a compra


26º dia de atraso

Décimo segundo contato


Novamente enviamos E-mail e SMS com redirecionamento para WhatsApp de alerta, juntamente com link para pagamento.


28º dia de atraso

Décimo terceiro contato


Após as tentativas anteriores de entrar em contato sem sucesso, enviaremos SMS com redirecionamento para WhatsApp e E-mail perguntando se o cliente precisa de ajuda e informando nossos canais de atendimento.


30º dia de atraso

8ª tentativa do sistema recuperar a compra


31º dia de inadimplência

Décimo quarto contato


Nesse momento, enviaremos E-mail e SMS com redirecionamento para WhatsApp de cobrança, requisitando o pagamento da fatura. Também enviamos nosso contato telefônico para ele entrar em contato, caso queira renegociar.


35º dia de inadimplência

Décimo quinto contato


No 35º dia de inadimplência, a equipe PagoLivre enviará E-mail e SMS para o cliente, formalizando toda a comunicação anterior, e oferecendo nova oportunidade para o pagamento ser realizado.


40º dia de inadimplência

Décimo sexto contato


Nessa fase, o contato com o cliente é realizado via E-mail e SMS. Novamente, a comunicação feita tem como finalidade alertar o cliente sobre sua condição de devedor e dar nova chance para ele efetuar o pagamento.


45º dia de inadimplência

Décimo sétimo contato


Com a segunda parcela em aberto, enviamos nova comunicação via SMS e E-mail informando-o da situação.


50º dia de inadimplência

Décimo oitavo contato


No 50º dia de inadimplência, a PagoLivre envia SMS e E-mail para o cliente com intenção de precavê-lo de problemas futuros e alertando-o que caso o pagamento não seja realizado, ele será negativado em breve.


55º dia de inadimplência

Décimo nono contato


Nesse momento o cliente receberá E-mail e SMS com sinalização de uma possível negativação, caso o pagamento não seja realizado.


59º dia de inadimplência

9ª e última tentativa do sistema recuperar a compra


60º dia de inadimplência

Vigésimo contato


No 60º de inadimplência, a PagoLivre entra em contato com o cliente via E-mail e SMS para informar que seu cadastro foi encaminhado para os órgãos de regulação de crédito e estão sob responsabilidade destes. Entretanto, ainda é oferecida uma última chance para o cliente quitar suas dívidas, possibilitando uma renegociação dentro do prazo de 24 horas.


É assim que nossa nova régua de cobrança funciona.


Agora você pode ficar tranquilo sabendo que a PagoLivre cuida dos clientes inadimplentes e tenta recuperá-los.

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