O 5G está chegando – o que isso vai mudar?

004-5G

Tempo estimado de leitura: 7 min

Estamos acostumados com o 4G em nossos dispositivos móveis, e até pouco tempo atrás o 3G era a grande novidade. Mas já estamos caminhando para a quinta geração de conexão móvel, o 5G!

 

A grande promessa dessa nova geração de conexão móvel é, finalmente, concretizar alguns conceitos como “internet of things”- Internet das Coisas e Inteligência Artificial, além de aumentar em até 20x a velocidade em relação ao 4G.

 

Entretanto também há outras promessas advindas dessa novidade tecnológica, como a possibilidade de controle de drones e carros autônomos, além de aparelhos domésticos poderem ser conectados por outro meio que não o wi-fi.

 

E o 5G no Brasil?

Apesar de nosso vizinho latino, Uruguai, já ter lançado a primeira rede comercial 5G da América Latina agora no mês de Abril, pode ser que a novidade ainda demore um pouco para chegar ao Brasil.

 

O padrão de implementação ainda não foi estabelecido, mas deve acontecer em meados de 2020, e neste mesmo ano deve ser proposta uma versão inicial do padrão. Ainda assim, os planos comerciais devem chegar apenas em 2021.

 

Lembrando que os processadores e modens que estão embutidos em aparelhos atuais precisam estar preparados para o 5G, ou será necessário comprar novos aparelhos para aproveitar a tecnologia 5G. Então já é melhor ir separando um dinheirinho para trocar de aparelho em breve, né?

 

Acompanhe a trajetória do 1G ao 5G e mais novidades no vídeo abaixo:

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Escolha uma palavra chave para filtrar