Chargeback – O que é e como funciona?

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Tempo estimado de leitura: 7 min

O que é chargeback?


Quando o seu negócio possui transações financeiras via cartão de crédito, há sempre a possibilidade de o cliente fazer o cancelamento de determinada compra. Esse cancelamento é chamado de chargeback.


Com o intuito de gerar mais segurança e proteção para o consumidor, o chargeback é um instrumento que pode ser acionado, caso o titular do cartão se sinta prejudicado pela compra de alguma maneira.


E então, dado o chargeback por parte do usuário, haverá uma análise em que a operadora do cartão de crédito decidirá se realmente aquele pedido é válido, e posteriormente, se estornará o valor questionado.


Quais podem ser os motivos de chargeback?

  1. Erro no valor da mercadoria cobrado;
  2. Consumidor afirmar divergências entre produto comprado e recebido;
  3. Erro de processamento do Banco;
  4. Fraude – quando o consumidor alega que não autorizou ou reconhece a compra;

O cliente solicitou chargeback da transação! E agora?

Quando o titular do cartão faz a solicitação de chargeback à operadora de cartão de crédito, essa contestação é passada para a PagoLivre. Então, nossa equipe exclusiva e especializada no assunto entra, investiga quais são as razões da contestação e inicia a disputa do chargeback.


Como funciona?

Apurada a existência de uma contestação, notificamos o estabelecimento e solicitamos documentos e comprovantes da compra ou contrato do usuário, investigamos os motivos da contestação e fazemos a análise do caso.

Dessa forma, disputamos o chargeback junto ao emissor do cartão, o qual tem quarenta e cinco dias para responder.


Quais as vantagens da PagoLivre por ter uma equipe de chargeback?

A PagoLivre tem uma equipe especializada em chargeback, focada exclusivamente em fazer todo esse processo em prol dos clientes. Além de ser um serviço quase exclusivo no mercado brasileiro de pagamentos, também possui o menor índice de chargeback do mercado.


Ou seja, a PagoLivre investiga e previne casos de fraude, além deevitar perdas financeiras consideráveis para seus clientes.

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