Certificação PCI DSS: saiba tudo sobre essa importante certificação com 4 perguntas simples

Certificação PCI DSS:

Tempo estimado de leitura: 7 min

Existem muitos atributos de um processo de vendas que acabam se tornando argumentos que farão um cliente decidir ou não por fechar uma compra. Tem quem foque em preço, qualidade, atendimento, custo-benefício e muitos outros.

 

Mas tem um específico que é sempre recorrente nesse momento: seja em comércios físicos ou online, não existe consumidor que desconsidera a segurança como um fator primordial para tomar qualquer decisão.

 

E é falando de segurança que entramos no tema do artigo de hoje, que é a Certificação PCI DSS de pagamentos. Confira a seguir as 4 perguntas simples que separamos para te fazer entender a importância dele em suas vendas:

 

I – O que é a certificação PCI DSS?

II – Quais os principais benefícios trazidos pelo PCI DSS?

III – PCI DSS x Gateway de pagamentos: qual a relação?

IV – Como contar com o PCI DSS em suas vendas com cartões?

I – O que é a certificação PCI DSS?

Como já dissemos, o principal benefício trazido pelo PCI DSS é a segurança, o que não poderia ser diferente em se tratando de empresas que transacionam dados dos cartões de terceiros por meio da tecnologia de pagamentos.

 

Isso já explica também a origem da sigla da certificação, que vem do inglês e quer dizer Payment Card Industry – Data Security Standard (Indústria de Pagamentos por Cartão – Padrões de Segurança de Dados) em livre tradução.

 

Dessa forma, o certificado garante que as empresas que o detém podem fazer o correto processamento, armazenamento e transmissão de dados de cartões de crédito e débito em vendas online, em conformidade com as normas e padrões internacionais de segurança para esse tipo de operação.

II – Quais os principais benefícios trazidos pelo PCI DSS?

  • Mais confiança aos consumidores: O consumidor online valoriza bastante a qualidade da experiência e o fator segurança é um dos mais importantes, como já falamos por aqui. Proporcionando isso, uma empresa garante mais tranquilidade para as operações de compra e venda via cartões de seus clientes – como é o caso da Pagolivre.
  • Cumprimento de normas: É preciso responsabilidade com os dados de clientes. Além das regras de segurança online em geral, existem aquelas referentes ao sistema financeiro, que são muito bem fiscalizadas e reforçam ainda mais a necessidade de cumpri-las. Deixar de lado essa obrigatoriedade é assumir um risco muito alto e que a Pagolivre sempre optou por não correr.
  • Processamento mais seguro: Processar pagamentos de forma segura exige o cumprimento dos requisitos já citados. O PCI DSS nomeia todos eles e mostra que, de forma conjunta, eles apresentam uma sistemática capaz de gerar um alto nível de segurança. E a Pagolivre sempre trabalha para manter a liberdade e segurança de seus clientes por meio da certificação.
  • Redução de prejuízos: Criminosos usam a expertise em tecnologia para explorar brechas em sistemas e assim cometer fraudes. No roubo ou clonagem de dados de cartões, por exemplo, é imprescindível contar com mecanismos que evitem o vazamento de informações secretas. Por isso, a certificação PCI DSS é tão importante mais uma vez, visto que reúne elementos necessários para garantir muito mais segurança para as transações online que envolvam cartões.

III – PCI DSS x Gateway de pagamentos: qual a relação?

O gateway de pagamentos é responsável por ligar o estabelecimento à adquirente e às operadoras de cartão de crédito no momento de realização de um pagamento online.

 

Esse processo que envolve o gateway é complexo e visa também, entre outras finalidades, garantir a segurança de transações de vendas em ambientes digitais.

 

E sabe qual é um dos pontos usados para garantir que isso aconteça? Isso mesmo, o PCI DSS.

 

Saiba mais sobre Gateway de Pagamentos.

IV – Como contar com o PCI DSS em suas vendas com cartões?

A certificação do PCI DSS é concedida exclusivamente a empresas que se submetem ao processo de avaliação e conseguem atender aos diversos requisitos obrigatórios, que envolvem uso de firewalls, configurações seguras de senhas, criptografia de transmissão de dados, rastreamento de acessos e muitos outros.

 

Ou seja, a certificação é feita para empresas que transacionam dados sensíveis de cartões em pagamentos e não para o comerciante propriamente dito – apesar dos reflexos da certificação os impactarem diretamente.

 

Dessa forma, a maneira que você tem para contar com o PCI DSS nas vendas do seu negócio é se aliando a um parceiro que trabalha na atualização periódica obrigatória da certificação.

 

Desde 2019, a Pagolivre possui o direito à certificação e atende a todos os requisitos solicitados pelo Payment Card Industry Security Standards Council, o órgão que faz a concessão do PCI DSS, e vem reconquistando sua certificação periodicamente. Atualmente, pelo valor transacionado, contamos com o PCI DSS Compliance Nível 1, o mais alto e mais rigoroso deles.

 

Como esperamos que você já esteja por dentro de tudo que envolve o assunto, quer ver mais sobre recorrência e outras soluções da Pagolivre que, associadas ao PCI DSS, podem ajudar o seu negócio a decolar? Confira:

 

  • Pagamento recorrente e cobrança multifuncional – crédito recorrente, convencional ou boleto recorrente;
  • Marketing digital – confecção de landing pages, criação de campanhas, Indique Digital e Indique QR Code (programas de indicação que ocorrem no ato de venda ou por meio de QR Code);
  • Antecipação de recebíveis nas modalidades de crédito recorrente e convencional;
  • Controle de inadimplência – régua de impactos que auxilia o processo de cobranças por meio de e-mail, SMS, contato telefônico e repetidas tentativas de débito;
  • Simplifique a conciliação de vendas com o APP Pagolivre, com o qual você visualiza suas vendas totais, cobrança de taxas, valor líquido a receber, entre outros;
  • Chargeback com equipe especializada no processo de defesa de contestações de compra;
  • Gateway de pagamentos – interface que viabiliza a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e bancos durante pagamentos de loja virtual;
  • Maquininha física para uso no ponto de venda;
  • Links de pagamento via WhatsApp, SMS, QR Code e PDF;
  • Central de Suporte e Atendimento via telefone ou WhatsApp – 7 dias/semana;
  • Integração de informações centralizada no Portal Pagolivre – vendas, transações, parcelas, inadimplência, lançamentos, relatórios e muito mais.

Saiba mais sobre nossas soluções:

Pagamentos | Marketing | Serviços | Financeiro

 

Caso queira mais informações do PCI DSS ou sobre nossos produtos, fale conosco e solicite o contato direto de um dos nossos especialistas.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Escolha uma palavra chave para filtrar