Top

A tecnologia tem facilitado cada vez mais nossas vidas em diversos âmbitos, alterando cada vez mais rapidamente o modo como nos comunicamos, vivemos, consumimos, nos relacionamos.

Dentre tantas mudanças positivas, você já se perguntou como a tecnologia pode ajudar pessoas com deficiência? 

Segundo Rita Barch “A tecnologia evolui para tornar a vida das pessoas, em geral, mais fácil e agradável. Para os portadores de deficiência, ela chegou para tornar as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação”, ressalta Rita Barch, diretora do Assistiva – Tecnologia e Educação. 

Pois é. Vários instrumentos novos e aprimoramentos em equipamentos já existentes estão melhorando a vida de muitas pessoas com deficiências. 

Reunimos algumas delas para você conhecer: 

  • Mouse ocular 

Com o mouse ocular é possível controlar o cursor do mouse utilizando apenas a movimentação do globo ocular. Esse sistema voltado principalmente para os tetraplégicos consegue captar sinais voluntários e involuntários, evitando quaisquer erros de comando. 
 

  • Guincho de piscina 

Esse aparelho foi criado para facilitar o transporte de pessoas com deficiência física para a piscina, podendo ser fixado na parede ou no chão.  

  • Stand Table 

É um equipamento feito para que o portador de deficiência física possa se locomover na posição ereta, melhorando a circulação e prevenindo inchaço das pernas. Funciona similar a uma cadeira de rodas só que em pé, pois o usuário pode dirigir o equipamento girando os aros ao alcance das mãos, e ainda possui uma espécie de mesa para apoio de objetos. 

  • Voice stick 

Esse aparelho é um scanner que reconhece as palavras escritas e a transforma em sons, e é um produto especialmente desenvolvido para pessoas com deficiência visual. Por enquanto ainda só possui uma versão importada, mas versões nacionais vêm sendo desenvolvidas.  
 

  • Telefone para surdocegos 

O novo telefone da Samsung foi feito para que os deficientes surdocegos consigam se comunicar, pois convertem textos em vibrações e vice-versa. 

Bacana né? Bom saber que além de trazer novidades e feitos antes impensáveis, a tecnologia também permite criar ferramentas que trazem melhorias na saúde e qualidade de vida das pessoas. 

Fontes: 
Super Abril. Quais tecnologias são desenvolvidas para ajudar pessoas com deficiência. Acesso em 01 de Outubro de 2019. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-tecnologias-sao-desenvolvidas-para-ajudar-pessoas-com-deficiencia/

Terra. Veja tecnologias que ajudam deficientes no ambiente de trabalho. Acesso em 01 de Outubro de 2019. Disponível em < https://www.terra.com.br/economia/terra-da-diversidade/veja-tecnologias-que-ajudam-deficientes-no-ambiente-de trabalho,a108b920548da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *